terça-feira, 19 de março de 2013

O LÍQUIDO TÁTIL, do grupo espanca! - uma reflexão sobre as relações humanas, o teatro e uma porção de coisas mais...



Marcelo Castro, Grace Passô e Gustavo Bones
(Foto: Guto Muniz)

Diante de um espetáculo como O líquido tátil, mais recente trabalho do grupo espanca!, de Belo Horizonte, ficamos cada vez mais convencidos da importância da informação que antecede a apreciação de uma obra. A arte contemporânea, assim como a moderna o fazia, propõe um outro posicionamento do público, que não mais o de “recebedor” de um pensamento já pronto e pré-articulado, a ser “consumido” sem maiores esforços.

Os modernistas inauguraram a prática do programa como guia da fruição. Até então uma obra deveria ser “auto-explicativa” e o figurativismo servia perfeitamente a esse propósito. O rompimento com a representação trouxe a necessidade de um texto paralelo à obra, que pudesse orientar o espectador na compreensão dos propósitos do artista, bem como da corrente a que se filiava, etc. Diante de um trabalho, quem sabe obscuro, tinha-se à disposição uma série de referências capazes de nortear a leitura, ligando o pensamento do autor ao pensamento daqueles a quem a obra era destinada, familiarizando o público com as propostas de vanguarda.

O pesquisador francês Patrice Pavis, em seu livro A análise dos espetáculos, aborda justamente esse ponto. Para ele, o público tem atualmente a seu dispor uma grande quantidade de informações acerca de uma produção (acesso às publicações da área, à imprensa, a blogs e sites dos grupos, etc.), e pode lançar mão disso tudo como potencializador da apreciação. De certo modo, “sai perdendo” quem vai assistir a certos espetáculos – ou exposições e concertos – sem qualquer referência a seu respeito ou a respeito de quem os está propondo. Contar tão somente com a própria sensibilidade ou com o que se traz das experiências anteriores, sejam elas subjetivas ou especificamente culturais, é arriscar-se a uma fruição que está aquém daquela sugerida pela obra.

O fato de conhecer o grupo espanca! desde o seu início marcante com Por Elise, seguido pelo aprofundamento da pesquisa colaborativa e temática com Amores surdos, pela radicalização cênica e discursiva de Congresso Internacional do Medo e, finalmente, pela associação com o grupo XIX, de São Paulo, na criação e encenação de Marcha para Zenturo, deu-nos a oportunidade de ver em O líquido tátil um amadurecimento, uma virada de página que, sem dúvida, influenciam positivamente na apreciação do espetáculo.
As informações acerca da obra do dramaturgo e diretor argentino Daniel Veronese e de sua atuação artística e política permitem igualmente que a interpretação do espectador não sucumba em meio a tantas metáforas caninas, galináceas e tabagísticas.

Marcelo Castro, Gustavo Bones e Grace Passô
(Foto: Guto Muniz)


Apesar de Veronese entender esse texto como uma comédia, tal classificação não consegue descontrair o espectador. Os personagens pretensamente “inferiores” a nós, canastrões com suas taras, seus traumas e suas manias, são fortes o suficiente para instaurar e manter uma tensão que percorre toda a cena – o riso gerado, portanto, é igualmente tenso. Nina, Peter e Michael são assustadores e, à medida que transcorre o tempo, sua relação, carregada de violência, quer extrapolar a ficção e alcançar a plateia.

Tal extrapolação é sugerida por uma série de dispositivos. Um deles é o estabelecimento de diferentes esferas de discurso: inicialmente, enquanto o público entra, os atores já estão em cena e, embora não conversem, cumprimentam a todos, fazem sinais aos conhecidos, instaurando uma atmosfera diferenciada. Não há os três sinais tradicionais, por exemplo e o início do espetáculo é marcado por uma convenção interna do grupo, invisível, provavelmente determinada pelo silêncio dos espectadores já assentados. Assim, a encenação propriamente dita (se não considerarmos a recepção como fazendo parte dela), começa com uma situação tipicamente realista, ou seja, com o diálogo interpessoal entre os personagens num cenário que imita uma sala de estar, com porta, sofá, mesa, cigarro, etc. Em pouco tempo Nina quebra a forma dramática e cumprimenta o público que, sem dúvida, não é o público real que assiste ao espetáculo. Nina é uma atriz que expõe seu drama ao cunhado (Michael) e a quem mais deseje ouvir – ou tenha comprado ingresso, mas não queira sair do teatro, como ela mesma diz. Aos poucos, os demais personagens também se expõem uns aos outros e aos supostos espectadores, exposições que mais ocultam que revelam.

Uma outra esfera é estabelecida quando Michael abandona a cena e dirige-se à plateia, dessa vez indagando diretamente sobre as preferências entre teatro e cinema. Essas diferentes alternâncias entre os discursos intra e extraficcionais problematizam a posição convencional do espectador diante da cena e geram uma ameaça constante de invasão do real pela ficção.

Ocorre um agravamento dessa ameaça na medida em que o próprio cenário começa a se mostrar como tal. Os personagens descartam lixo por cima das paredes, Nina dá pontapés no que parece alvenaria, mas o som que se escuta é de madeira compensada. Ela arrebenta a porta e a placa é reposta em seguida, como se aquela cena ocorresse todas as noites. Finalmente, quando personagens e relações já se mostraram suficientemente artificiais, é hora de concretizar essa revelação por meio de um cenário que se desmonta, que se mostra precário.

Marcelo Castro, Grace Passô e Gustavo Bones
(Foto: Guto Muniz)



Veronese escreveu O líquido tátil em 1997 e sua justificativa quando o sugeriu ao espanca! foi tão somente o desejo de vê-lo remontado. Diretor da produção brasileira, Veronese dissuadiu os atores de tentarem buscar explicações, mensagens cifradas ou qualquer outro tipo de análise da peça. Solicitou apenas que decorassem o texto e, na estada do grupo em Buenos Aires, tratou de marcar os movimentos de cena e fazer adaptações no original. O sentido, para os intérpretes, deveria ser construído de fora para dentro. No caso dos espectadores, ele deveria ser elaborado a partir de um certo esforço, já que a aliança dramaturgia/cena está longe de fornecer pistas seguras de significação.


Retomando nossa reflexão inicial, é importante saber um pouco que seja sobre o projeto estético de Veronese e sua valorização do trabalho do ator, por exemplo, em detrimento dos demais aspectos da cena. Ou de sua pesquisa sobre o realismo e a contemporaneidade, para que nossa leitura do espetáculo possa ultrapassar a mera tentativa de apreensão de uma fábula qualquer. Não cabe aqui o levantamento de possíveis interpretações, no entanto nos permitimos sugerir uma apreciação sob a ótica do teatro, em suas mais variadas acepções – política, artística, histórica, estética, convivial, cotidiana. E como o teatro fala de ações humanas, uma leitura sob o ponto de vista dessas relações também nos parece válida. Enfim, que O líquido tátil de que fala o texto possa penetrar em cada um e causar o efeito que melhor convier.

No que se refere ao trabalho dos atores, ainda que vejamos na interpretação de Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro índices de personagens anteriores, a relação quase promíscua com a cena permite que acompanhemos o metabolismo dos intérpretes na difícil tarefa de sair de uma cena dramática e voltar a ela, depois de uma escapada épica; na construção e posterior desconstrução de situações; na ilusão de uma relação com a plateia. Ou seja, apesar das fortes referências de outras encenações do grupo, vê-se em O líquido tátil os três atores acrescentando uma nova camada, significativamente diferente, à sua pesquisa compositiva.

É também gratificante e nos causa um grande alento ver o trabalho de Grace Passô ganhando consistência em todas as áreas em que se dispõe a atuar. Sua dramaturgia já é reconhecida, as direções de que se encarregou ultimamente denotam uma reflexão cada vez mais aprofundada, mas nada disso fez com que se descuidasse da interpretação. Nina é um personagem exigente e perigoso que Grace encara, expondo-se ao ridículo, ao patético, ao cômico, ao melodramático, ao grotesco, atirando-se na vertical, sem colete salva-vidas.

"encontro tátil" do grupo espanca! com Daniel Veronese

Nessa virada de página, o espanca! desprende-se da criação compartilhada do espetáculo, do trabalho com as referências particulares e com a pesquisa temática para a criação. Mergulha no outro – texto e direção – e assegura um encontro cada vez mais marcante com o outro – o espectador.


Serviço:
SESC Pompeia - SP
até 28 de abril de 2013

sextas e sábados: 21h
domingos e feriados: 19h


4 comentários:

  1. Que bacana, Adélia! Aprendi muito aqui. Fiquei com uma vontade danada de ver, mas... Esta semana a coisa está pegando fogo por aqui... Ainda assim, tentarei. Bom ver o blog ativo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que curtiu o texto, Dalila. Sei que os 21 anos do Alpha estao consumindo seu tempo, mas se puder escapar... :)

    ResponderExcluir
  3. Adélia ! quem sabe quando voltar dará tempo para vermos juntas. Gostei imensamente do título, só isso já vale uma reflexão, das boas!!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Elaine, fica so ate dia 24... Voce ainda estara no estrangeiro! :D

    ResponderExcluir