terça-feira, 22 de junho de 2010

Sarah Kane - Psicose 4h48



Nosso Ciclo encerra sua primeira fase com a análise do texto Psicose 4h48 da dramaturga, atriz e diretora britânica Sarah Kane.


Coincidência: amanhã, 23 de junho de 2010, faz dez anos que o texto estreou no Royal Court Theatre em Londres. Esse teatro, conhecido mundialmente pelos programas de fomento à nova dramaturgia, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e divulgação da obra de Sarah Kane.


A escolha de Psicose 4h48 como o último de nossos textos não foi por acaso. O estudo que começou com as reflexões sobre a pós-modernidade e foi atravessado por Artaud, Gertrude Stein, Brecht, Beckett, Kroetz e Müller encontra agora na dramaturgia de Sarah Kane sua culminância. Nessa peça é possível identificar claramente a temática que nos tem acompanhado desde março: o homem contemporâneo. É possível encontrar nela elementos, princípios, procedimentos, ideias de cada um dos autores estudados (e tantos outros mais), de modo que Psicose 4h48 vem carregada de ancestralidade – humana e estética.


Por isso penso que analisar a peça como carta de uma suicida, como tem feito alguns, me parece subjetivá-la demais. Limitá-la a desbordamento das neuroses de sua autora é desconsiderar toda sua trajetória artística. Seria como atribuir as obras de Artaud a seus problemas, ligando obra a disfunções, quando, a meu ver, o artista cria apesar dos problemas que enfrenta – problemas de qualquer ordem. E há inúmeros nomes que poderíamos citar. Artistas da fome, do medo, da repressão, da loucura, do preconceito.


Sarah Kane foi uma artista de seu tempo. Transgrediu a forma porque o conteúdo o exigia: violência, guerra, abusos de toda espécie. Foi criticada por isso. Sua primeira peça, Blasted (1995) foi a menos vista e a mais comentada de Londres, segundo um crítico, mas foi suficiente para mostrar o talento da autora, então com 24 anos. Seguiram-se mais três peças e um roteiro para televisão. Psicose 4h48 é a reunião de anotações que Sarah Kane fizera antes do suicídio, em 1999. Muitos consideram o texto a expressão dos processos concretos e/ou internos que a dramaturga vivenciara em seus internamentos em hospitais psiquiátricos.


Independente das circunstâncias em que foi escrito Psicose 4h48 sustenta-se como poesia e como teatro. Mantem a dramaticidade sem subjugar-se ao drama enquanto forma. Trabalha ritmos, sonoridades, repetições, narrativas, lirismo, coralidade na linhagem dos melhores textos não mais dramáticos. Comunica e pede interlocução com o público e o leitor. Permite que se crie junto com ele a obra de arte. É generoso na medida em que não define personagens nem determina uma geografia. Acolhe a subjetividade de cada um, sua compaixão, sua busca pelo amor, suas dúvidas quanto à própria sanidade e adequação num lugar e num tempo que, muitas vezes, parecem insanos.


(Adélia Nicolete)

8 comentários:

  1. A melhor parte desse post é a que diz "suas dúvidas quanto à própria sanidade e adequação num lugar e num tempo que, muitas vezes, parecem insanos"... todos esses autores que andamos estudando, pra mim, é um mais louco que o outro !!!!
    Será que modernidade é sinônimo de insanidade ?!?

    ResponderExcluir
  2. Penso que toda tentativa de expor-se e à sua obra em começo de novos tempos ou novas estapas culturais, digamos assim, é um ultrapassar de limites, em alguns casos, esse transpasse é dito insanidade, loucura ou "visagismo".

    Creio que para entender isso tudo, ainda me falta muita compreensão, informações e muita ida ao teatro, mas enquanto não formo um conceito a respeito desse motim intelectual, em alguns momentos, inclusive de minha própria escrita, me sinto e os vejo, aos escritores, num momento de loucura; loucura ou insanidade, como queiram, nem sempre premeditada.
    ................................................
    abreijos, Elaine

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se tudo isso for loucura, eu quero ser louca. Não mediria escrupulos para ser louca, diria até Vou ser Louca, e me deixem.
    Psicose 4h48 não só me fez admirar a autora como me instigou até o último a vontade de levar isso pro palco.
    Essa intensidade, quase me fez explodir enquanto eu lia.
    A maneira com que foi escrito enquanto forma e linguagem atropelam qualquer sugestão que é uma simples carta suicida.
    Que vontade que me deu de sair correndo, de cair, e chorar, de virar de ponta cabeça, de subir no palco e tantar passar o máximo de todas as sensações que tive.

    "NÃO CALEM O QUE EU AINDA NÃO SEI GRITAR"

    Mais uma vez eu repito
    SE ISSO FOR LOUCURA ME DEIXEM SER LOUCA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sinto duplamente feliz por ter conhecido a Sarah Kane neste ciclo e exercita-lo na prática no Satyros. É um exercício dos mais prazerosos e doloridos, a ponto de ficar em carne viva os nossos sentimentos: Totamente expostos, tortos e dilacerados quando lemos Sarah Kane.

    Quanto mais leio seus textos, menos a conheço e mais me vejo.

    É o olhar sobre o abismo.

    ResponderExcluir
  6. Desculpem, quem é essa burra de Juliana Flamínio, não entendeu nada??? Qual a idade mental da anta? 150 anos, ahahahha, volta a estudar...Amo, amo Sara Kane, e tem estúpido que devia lavar a boca com sabão antes de falar qq coisa de teatro...

    ResponderExcluir
  7. Será que vc poderia me passar de onde vc pesquisou essa matéria.

    ResponderExcluir
  8. Jacque, o texto eh meu e as informaçoes vem de pesquisas em livros e artigos da imprensa e tambem de uma disciplina que cursei na UNESP sobre teatro contemporaneo.

    ResponderExcluir