quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mariana Martins e sua coleção de diplomas falsos







Em época de final de processo, estamos todos em busca de um certificado, de um diploma - mesmo que seja falso!


Comentamos ontem em sala a coleção recém lançada da artista plástica Mariana Martins (foto). Trata-se arte feita com materiais desprezados, mas cuidadosamente guardados e colecionados por ela, como preciosidades: rótulos, decalques, embalagens, canhotos de bilhete aéreo, selos usados, toalhinhas plásticas, anúncios.






Mariana é filha do artista plástico Aldemir Martins, cearense que adotou São Paulo para viver, mas cultivou em sua obra as referências de sua terra.




A coleção de diplomas falsos começou, segundo a artista, por uma brincadeira. Há muitos anos, alguns de seus amigos lamentavam não ter um diploma universitário como Mariana, formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Esses lamentos deram a ela a ideia de providenciar diplomas para que os amigos pudessem ostentar em suas paredes.





Outros trabalhos com a mesma proposta podem ser visualizados no link abaixo, no site da galeria Choque Cultural, de propriedade de Mariana Martins e que é dedicado, principalmente, a jovens artistas:


http://www.choquecultural.com.br/?area=bio&aid=31

3 comentários:

  1. Adélia e colegas de ateliê,

    pegar o ordinariozinho de nosso dia a dia e compor títulos e honrarias, me dá a sensação de máxima reciclagem. Uma porposta de espanto, quase extraordinária!

    Desvela um ato contemporaneo: preencher a parede de aceitação.

    Adorei essa nova inserção além do que é uma ótima reflexão!

    Grande abraço, muitos beijos,
    Elaine P. Bombicini

    ResponderExcluir
  2. um PS - será que teremos tempo pra trabalhar algo das obras de Mariana Martins? quem sabe algo de correspondencia via internet entre os colegas do ateliê? sortearíamos "duplas" para trocas de personagens e depois o intercambio via blog para coments...apenas uma sugestão.
    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Gosto da ideia de experiência em duplas. Também de um estudo de personagens contemporâneos.
    A questão so simulacro que norteia essa coleção da Mariana Martins é um prato cheio pra discussões sobre real/virtual, essência/aparência, verdade/simulação - temas do aqui-agora.

    ResponderExcluir