domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tomie Ohtake





Dando continuidade ao trabalho com artistas de renome no abstracionismo brasileiro, nosso próximo exercício de escrita terá como base uma obra de Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake nasceu em 1913 em Quioto (Japão). Quando criança praticava caligrafia e já arriscava alguns desenhos.
Foi só aos 23 anos que veio ao Brasil para visitar um irmão, mas, com o início da Guerra acabou ficando por aqui, se casando, tendo filhos e, depois dos 30 anos, dedicando-se à pintura.


Por volta de 1950 entrou em contato com o pintor japonês Keisuke Sugano, de passagem pelo Brasil, e com ele exercitou-se na pintura figurativa, nas paisagens de tendência fauvista e, finalmente, em obras inspiradas pelo cubismo.


Esse aprendizado colocou definitivamente Tomie Ohtake no mundo da arte, principalmente depois que passou a integrar o Grupo Seibi, em que participavam também Flávio-Shiró, Kaminagai, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima, entre outros. Fechado a artistas japoneses e descendentes, o grupo adotava pintores iniciantes, caso de Tomie.
Já na primeira exposição de que participou, Tomie recebeu menção honrosa. Nas seguintes recebeu por duas vezes a medalha de ouro.




Um comentário:

  1. Tomie é uma inspiração!!
    há um livreto que conta figurativamente seu trabalho, como se fosse voltado à crianças mas num tom poético e acolhedor, que encanta contando sua história de amor e generosidade pelo e para o Brasil.
    Delicia de ler e delícia de tê-la como inspiração para textos.

    Excelente escolha.
    Abraços,
    Elaine

    ResponderExcluir